CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE AS TURMALINAS
As turmalinas constituem um grupo de minerais e não uma única espécie. Dentre as 11 espécies existentes, as mais utilizadas como gemas são as variedades de elbaíta (devido a ilha de Elba, Itália).
Geralmente se formam em cristais colunares alongados verticalmente, quase sempre com estrias na direção de maior comprimento.
Nenhuma gema possui uma gama de cores tão rica como a turmalina, o que as diferencia em inúmeras variedades:
- Acroíta: incolor ou quase incolor; muito rara
- Indigolita (devido a índigo): azul em todos os graus
- Rubelita (do latim, avermelhado): rósea ou vermelha, ocasionalmente com tonalidade violeta
- Schorl (também conhecida como Schorlita): a famosa turmalina negra
As turmalinas de uma só cor são muito raras. Num mesmo cristal ocorrem, com frequência, distintas tonalidades e inclusive cores. A variedade cujo o centro é vermelho, a capa interna branca e a externa verde é popularmente conhecida como turmalina melancia.
Atualmente as turmalinas têm sido identificadas com o nome da cor após o termo turmalina, por exemplo turmalina rosa. Outra classificação é o local de ocorrência após o termo turmalina, como a turmalina Paraíba, descoberta em meados dos anos 1980 no interior do estado da Paraíba.
Jazidas de turmalinas são encontradas em pegmatitos e depósitos aluvionares principalmente na Namíbia, no Brasil e nos EUA, vindo em seguida Rússia, Mianmar (ex-Birmânia), Sri Lanka, Índia e Madagascar. No Brasil, destaca-se o Estado de Minas Gerais, mas existem turmalinas também no Ceará, em Goiás e na Bahia.
Em 1978, no Município de Conselheiro Pena (MG), descobriram-se vários cristais de rubelita gemológica com dezenas de quilogramas.
ONDE POSSO ENCONTRAR TURMALINAS?
A Chakra Virtual Pratas trabalha com joias feitas em prata 925 com turmalinas naturais: CLIQUE AQUI e veja aqui os modelos disponíveis